quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Testando o barro

Fiz alguns testes com o barro, em um primeiro teste, fiz um tijolo usando a medida correta, tres medidas de areia para uma de barro mais palha, o material ficou muito resistente, sem nunhuma rachadura.


Neste segundo teste, fiz da forma "errada", fiz com tres medidas de barro para uma de areia. Realmente errado, quando secou, as laterais descolaram das paredes de cimento e apareceu uma rachadura enorme bem no meio da paredinha.

Isso ocorre muito em construções de Pau-a-pique, porque o barro sozinho quando úmido se expande e ao secar ele se contrai, trincando a peça. Essa é a finalidade da areia, ela impede a contração do barro. A finalidade do barro na construção em COB é de colar, ou unir a areia, que será o real volume da construção, a palha será como o concreto, ela dará resistência aos esforços de tração.





Parede feita com tres partes de barro para uma de areia, forma errada de se fazer.


Essa parede de teste que fiz tem apenas 50 cm de altura, apesar de ter feito da forma errada, a pequena parede ficou muito resistente, eu fiquei em pé em cima desde pedaço de madeira que coloquei no meio da parede e nada aconteceu, aguentou meu peso normalmente (82 Kg).

2 comentários: