segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Colocando a mão na massa - 1º dia

Finalmente, depois de MUITA ansiedade, a massa. Muita leitura e pequenos testes e finalmente a prática, só assim para começar a entender o COB.




Medida usada: Três Baldes de Areia para três baldes e meio de terra, capim a gosto, essa foi a melhor medida que encontrei.


Você irá precisar de uma lona de plástico resistente para misturar a massa, é a melhor forma de se fazer.



Primeiro misture bem com a lona as medidas de areia e terra secos, pegue duas pontas da lona e puxe-as, assim você vai misturando as medidas, pena que não tirei foto disso, mais depois eu tiro e mostro. Pise bem na mistura ainda seca.


Acrescente água e pise, pise e pise, vá acrescentando água e pisando até chegar ao ponto da massa. Não pode ser muito seca esfarelenta e nem muito molhada, ela tem que ter uma liga.


Primeira massa


Paisagem do escritório. rsss







A primeira "fiada" de barro vai ficar mais fina, pois precisa aderir, infiltrar-se no alicerce.


Jogue a bola de barro na superfície e vá "tchutchando" a massa com os dedos, alem de aderir melhor, ela irá deixar furos na massa, isso ajudará a secar mais fácil e deixará um encaixe para a próxima camada de massa.


Parceira, sem ela nada disso aconteceria


Como vocês podem ver na foto, achei que o barranco ficou muito próximo da parede, então, para evitar pingos na parede de barro, coloquei mais uma fiada de bloco, solto mesmo, só para garantir.





É bastante trabalhoso, requer força e condicionamento, mas nada que fazendo no dia a dia que não se obtenha. Ao mesmo tempo é muito prazeroso, o contato com a terra renova as energias. Eu e a Cá estávamos comentando que com o COB estamos aprendendo a lidar com a ansiedade, pois o COB é um trabalho de formiguinha, devagar e sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário