terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Fundação / alicerce

Conforme andei estudando, a melhor forma de se fazer uma boa fundação para construção em COB é com pedras, normalmente é um material de graça, que você encontra na natureza, além se ser um bom isolante contra a umidade, diferente de fundações de cimento que normalmente você precisa usar produtos para selar a umidade.
Para uma boa fundação, deve-se cavar uma vala e mais ou menos 50 cm de profundidade, pode-se encher com pedra brita e por cima subir uma parede de 50 cm de pedras brutas para proteger a parede de barro contra chuva.


 Meu problema é que na região onde irei construir não existem tantas pedras assim, Sr. Luiz, o senhor que irá fazer a fundação para mim indicou-me uma cachoeira que fica a uns 5 km do terreno, lá existem muitas pedras, de formatos perfeitos, quadradas, parecem até tijolos, seriam perfeitas para minha fundação, “seriam”. O problema é que para trazê-las até o terreno eu teria que alugar um trator com carreta da região, que cobram em geral R$ 50,00 a hora, para juntar as pedras que preciso, levariam mais ou menos umas 4 horas de serviço do trator, chutando baixo, fora que eu teria que ir até a cachoeira antes e juntar as pedras escolhidas em um local para o trator chegar e carregar, isso seria um trabalho imenso para mim.

Minha segunda opção seria comprar pedras de uma pedreira, pedras brutas, impossível. Só o caminhão cheio sai uns R$ 1.200,00, mais R$ 400,00 para carregar o caminhão, mais frete e por ai vai.

Minha decisão então foi de fazer de blocos de cimento mesmo, a loja de material de construção irá entregar os blocos para mim e não terei trabalho algum.




Parede de COB sendo construida em cima de fundação de pedras.

2 comentários:

  1. Você já orçou "pedra de mão" em loja de material de construção? Acho que sai bem mais barato que isso e tem formato melhor para trabalhar!
    Abs,
    Laura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laura, orcei sim, cheguei até a orçar com uma pedreira, mesmo assim é caro. O bom mesmo é morar em regiões com muita pedra.

      Um grande abraço

      Excluir