terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Começando um sonho....

Minha meta é construir um chalé usando a técnica de Bioconstrução chamada COB, Técnica originária do interior da Inglaterra e que remonta ao período medieval europeu. Esta técnica tem como matéria prima principal o barro argiloso, adicionado de palha e um pouco de água. O segredo de um bom COB está em trabalhar o barro, que deve ser pisado de forma quase rítmica até se chegar ao ponto, ou liga, desejada.

Neste Blog vou postar todas as fases da construção, da fundação até o telhado. Detalhando todas as descobertas que só colocando a mão na massa conseguimos descobrir. Vai ser um trabalho árduo, pois farei praticamente sozinho. Espero que no caminho amigos possam ajudar-me.

A meta é construir usando o mínimo de dinheiro, procurando formas alternativas e recicláveis de construção.

HistóriaConstrução de Cob é uma técnica tradicional que vem sendo usada por milênios e em todos os tipos de climas. As paredes de Cob são necessariamente grossas (cerca de 30cm) e as janelas portanto ficam em nichos profundos, dando às construções uma aparência interna característica. As paredes espessas também servem como massa térmica, fazendo com que a casa tenda a ficar quente no inverno e fresca no verão, funcionando bem em períodos mais curtos, tornando a temperatura interna fria de dia e quente a noite. Supreendentemente, o material é totalmente estável em climas úmidos e chuvosos, e contanto que a estrutura seja cuidada apropriadamente, o cob não se deteriora; muitas casas de cob de Devon, uma das regiões mais úmidas da Inglaterra, estão em uso a séculos. O cob tem muita similaridade com o Adobe, comum no México e no sudoeste dos Estados Unidos, mas enquanto o adobe é usado para fazer blocos o cob é usado para esculpir a parede da fundação pra cima em uma peça única.












3 comentários:

  1. Que demais, quero acompanhar isso.
    Trabalhoso em ^^..

    ResponderExcluir
  2. Este é um site muito, muito legal, pois deve ajudar muita gente que pretende usar essa técnica de construção. Sem presunção, os textos são simples e honestos, mostrando as limitações e as conquistas do trabalho. Espero que as pessoas que já utilizam essa técnica compartilhem com você mais informações a respeito dessa técnica.

    Angela Trabbold

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Blog! Comecei recentemente a pesquisar sobre o COB pois quero ser capaz de construir minha própria casa.
    Consegui alguns livros em inglês, se se interessar em trocar materiais, entre em contato!

    ResponderExcluir