terça-feira, 6 de março de 2012

Problemas e soluções

Como havia dito, tenho muito conhecimento teórico quanto a construção em COB, na prática, começam a aparecer os problemas e com eles as soluções.
1º Problema- Cobrindo as paredes de barro com lona.
Nessa época tem chovido muito na região e tenho deixado coberta com lona a construção, o problema é que o barro sua muito e quando tiro a lona o barro esta todo umido novamente, isso não é totalmente um problema, é só um pouco de umidade, nada que 10 minutos de sol não deixe o barro seco novamente. A solução será dada no ultimo tópico, pois resolve todos.

2º Problema - Quando chove muito.
No sábado de manhã, consegui trabalhar um pouco, deu para fazer bastante massa, mas na parte da tarde caiu uma chuva MUITO forte. Então, no domingo, fiquei impossibilitado de trabalhar, pois o chão onde estou fazendo o chalé estava puro barro, não dava para pisar. Acabei perdendo um fim de semana de trabalho praticamente.
                               
3º Problema - Dores musculares e falta de tempo
É, não é tão fácil como pensava, tenho tido dores musculares muito fortes, diferentes daquelas de academia, é uma dor aguda, que vem do ombro até a ponta dos dedos das mãos. Outro ponto é a falta de tempo, um fim de semana é pouco, fora quando ocorrem imprevistos como a chuva, desse jeito vai demorar muito.

Solução: Sr. Luiz, “grande” Sr. Luiz. Ele vai começar a tocar a obra durante a semana e no fim de semana faço o meu pouquinho. Para isso, ele vai cobrir a obra, vai fazer uma cobertura com vigas de pontalete, bambu e lona, assim ficamos protegidos do sol e chuva durante o trabalho, e deixa o barro secar tranquilamente. Isso me deixa feliz, a obra vai começar a andar mais rápido.

Um comentário:

  1. Caro Fernando,
    Não sei se você tem ideia de quanto é importante para pessoas como eu, que sonham em construir sua própria casa através da bioconstrução, encontrar sites como o seu, de pessoas que compartilham sem filtros sua vivência com a bioconstrução.
    Encontrei seu blog recentemente, e me identifiquei muito com sua situação. Também não sou nenhuma engenheira, sou apenas uma curiosa e auto-didata, mas por enquanto, apenas sei da teoria e nada da prática e infelizmente na região onde moro (Piauí) não existe nenhum grupo de bioconstrutores com quem eu possa aprender.
    Gostaria de saber em que pé anda sua construção, por favor não deixe de compartilhar conosco!
    Eu sou apaixonada por Cob e gostaria muito de construir com essa técnica. Mas optei por outra técnica, a taipa de mão, por algumas razões:
    - parece ser uma técnica de fácil execução,
    - é tradicional aqui na região, então posso encontrar mão de obra mais familiarizada, pelo menos
    - as paredes secam rápido e sobem rápido
    - é possível construir o telhado primeiro, logo fica mais protegido da chuva
    - assim como no seu projeto, o meu terá dois pisos, que requer uma parede mais leve, como a de taipa de mão.
    Eu tenho muitas dúvidas práticas, como por exemplo se uma parede desse tipo vai aguentar peso de prateleiras, rede, se vai admitir buchas e parafusos... e mesmo se aguenta um segundo piso. Tenho pesquisado muito mas não encontro resposta.

    Mas vamos indo, nunca desistir de um sonho, não é mesmo? =) Pretendo fazer alguns testes construindo um galinheiro que será uma espécie protótipo da minha casa. Seguirei o mesmo caminho que você e compartilharei nesse maravilhoso espaço que é a internet.
    abraços e boa sorte para você e sua família.
    ~bons ventos~ Luiza.

    ResponderExcluir